SECRETARIA

Telefone: (0xx21)
E-mail: secretaria.ips@id.uff.br

Endereço:
Campus Gragoatá - Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Bloco N, 4º andar, Sala 419 - CEP 24.210-201, Niterói, Rio de Janeiro-RJ (Brasil)

Visualizar no Google Maps

Carta sobre o corte de bolsas para as Ciências Humanas

Em resposta ao comunicado do dia 23 de abril de 2020 do CNPq, acerca de nova chamada para bolsas de iniciação cientifica, gostaria de ter alguns esclarecimentos. Tal chamada disponibiliza 25.000 bolsas que serão distribuídas para as áreas de: Tecnologias estratégicas; tecnologias habilitadoras; tecnologias de produção; tecnologias para o desenvolvimento sustentável; tecnologias para a qualidade de vida. Segundo o comunicado, as pesquisas devem estar vinculadas a estas áreas, o que deixa de fora uma gama importante de pesquisas na área de ciências humanas. O primeiro esclarecimento é se esta nova chamada é um complemento à chamada do Pibic que já está em andamento ou se uma substituição à mesma. Neste segundo caso, gostaríamos de apontar que entendemos que todas as áreas do conhecimento são prioritárias, estando as ciências humanas e sociais alinhadas com a preocupação com a formação de futuros e futuras pesquisadoras qualificados, sem a perda do sentido ético de estudos e procedimentos adotados. Entendemos também que as pesquisas desenvolvidas na área de ciências humanas são responsáveis pela ampliação do conhecimento acerca de nossas vidas e modos de existência. Tais estudos incidem diretamente na formação e transformação de nossas sociedades e culturas, trazendo questionamentos e enfoques específicos para a condição de vida de diversas pessoas. O programa de iniciação científica da universidade com os fomentos do CNPq tem sido um investimento importante na formação de alunos, alunas e na consolidação da carreira de docentes. Defendemos que as ciências humanas e sociais não estão subalternizadas a qualquer área do conhecimento, afirmando a importância incontornável do fomento às especificidades das pesquisas nas áreas de estudo, sob o risco de comprometimento do processo formativo de novas gerações de pesquisadores e pesquisadoras. Afirmamos o compromisso humano e etico do fomento à pesquisa em ciências humanas, que já se desenhava de forma precária e que não pode sofrer nenhum tipo de novo abalo que desmonte os esforços que vem sendo empreendidos para a formação digna, relevante e eticamente imprescindível.