LOCALIZAÇÃO


Endereço:
Campus Gragoatá - Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Bloco N, 4º andar, Sala 419 - CEP 24.210-201, Niterói, Rio de Janeiro-RJ (Brasil)


Como chegar

Visualizar no Google Maps

Histórico

 

Até a segunda metade da década de 1960, as atividades acadêmicas em Psicologia na UFF estavam concentradas nas então denominadas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL). A partir da Reforma Universitária realizada em 1968, foi criado O Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), organizado nos Departamentos de História, Ciências Sociais e Filosofia e Psicologia, o GFP, que contava com onze professores dos quais apenas dois tinham formação em Psicologia.

Em 1971 o Conselho Universitário aprovou a criação do Curso de Psicologia, instituído segundo o sistema de créditos e as diretrizes estabelecidas pelo Ministério de Educação. A importância inicial deste curso para a história da Psicologia no Rio de Janeiro se deve ao fato de sua criação ter propiciado à região fluminense o acesso a esse campo do saber no âmbito de uma universidade pública,. Acrescente-se, ainda, o fato de ter contribuído para o incremento no número de professores do Departamento de Filosofia e Psicologia (GFP), notadamente daqueles com formação em Psicologia.

Em 1977, de forma a atender à exigências do MEC, foi criado o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) com a finalidade de viabilizar a realização do Estágio Curricular, disciplina obrigatória do Curso de Psicologia para a formação profissional nesta área, através do oferecimento de assistência psicológica à comunidade. Desde então, o SPA se constitui em importante centro de referência na região metropolitana de Niterói, cabendo ressaltar que tal Serviço tem sido, desde sempre, desenvolvido de forma a integrar a atividade de ensino com projetos de pesquisa e extensão.

 … Leia mais

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados